A maior parte das empreendedoras no Brasil, o fazem por necessidade e não por escolha.
Isso tem base cultural e estrutural.
Cultural, porque não somos estimuladas desde a infância a pensar numa carreira empreendedora, como em ser dona de uma clínica por exemplo, felizmente o formato da educação está evoluindo e vemos sinais de implementação dessa mentalidade, mas para nós adultas, temos que aprender a empreender mais tarde.
Na grande maioria das vezes, empreender é uma alternativa quando uma recolocação no mercado se torna mais inviável ou demorada.
Segundo que estruturalmente, nós mulheres, acabamos interrompendo a carreira corporativa em decorrência da maternidade ou dos cuidados com idosos e crianças da família, mais um motivo para que o empreender seja adotado por necessidade
Quando dizemos que temos um desejo de empreender, logo ouvimos: “Mas por quê? Não conseguiu emprego na sua área, ou não conseguiu se recolocar?”
Bem, mas se você quer ser empreendedora, não é por causa da cultura, da estrutura ou da opinião alheia, que você vai desistir não é?
De outro lado, temos muitos exemplos de empreendedoras que deram certo e que inclusive provocaram mudanças no mercado. Mulheres que realmente desejaram colocar o seu trabalho no mundo.
Então, quando nos perguntam se empreender é para todo mundo, respondemos com um sonoro: DEPENDE!
Depende se você tem clareza dos seus objetivos, se você gosta de estudar, se tem flexibilidade para lidar com um ambiente de incertezas, se é autorresponsável e ter uma pitada de ousadia também ajuda.
Depende ainda de planejamento, organização e disciplina, por mais que o seu perfil pessoal grite por ter um estilo de vida com liberdade, ter um negócio exige acima de tudo visão sistêmica e gestão (especialmente a financeira).
Mas todas essas habilidades podem ser desenvolvidas, basta que você esteja realmente disposta a desbravar esse novo cenário, especialmente se você não carrega isso em seu DNA (sim, é mais fácil quando você vem de uma família empreendedora).
A boa notícia é que atualmente temos muitas referências de empreendedoras que obtiveram sucesso, então, vale se inspirar! Não para copiá-las, mas para saber que é possível e que erros você pode evitar.
Agora, nós te devolveremos uma pergunta: Você está preparada para empreender?
beijos e seja protagonista da sua vida